Noticias
Notícias Gerais
Rodadas de negócios podem alavancar internacionalização das indústrias
A ideia em começar a exportar nem sempre vem acompanhada da certeza sobre qual caminho seguir e, muitas vezes, de como iniciar este processo. As rodadas de negócios entram como uma solução neste cenário, aliando oportunidades com um custo reduzido.
Foi o que aconteceu com a Heide Extratos Vegetais, localizada em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A empresa processa ingredientes naturais para alimentos funcionais, bebidas e cosméticos, como chá mate, erva-mate, camomila, açaí e gengibre.
O processo de internacionalizar a indústria, por meio das exportações, ficou mais sólido a partir do momento em que os representantes da Heide participaram de encontros internacionais promovidos pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
Estas rodadas colocam, frente a frente, os potenciais vendedores paranaenses e os possíveis compradores internacionais. As empresas interessadas em vender no exterior têm um período reservado com cada um dos importadores que participam da iniciativa, apresentando seus portfólios e estruturas. A partir daí começa um relacionamento estreito e direto, que pode render bons resultados.
A Heide esteve, nos últimos meses, em três encontros internacionais realizados pela Fiep. Isto, juntamente com a preparação feita para adaptar a empresa ao mercado exterior, potencializou ainda mais a atuação nesta área. A indústria já vendeu para países como China, Colômbia e Alemanha.
“Começamos a exportar por meio de parceiros em outros países, com auxílio da Fiep, do Sistema S e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). As rodadas de negócios ajudaram a estreitar a relação com compradores e, a partir disto, fizemos o nosso dever de casa, continuando os contatos e enviando amostras. Sempre com o objetivo de estreitar estes relacionamentos”, comenta Ana Carolina Heeman, diretora técnica da Heide.
Nos encontros com compradores internacionais, os representantes da indústria notaram que, para exportar aos Estados Unidos, por exemplo, a embalagem dos seus produtos deveria ser alterada. O chá mate da Heide se transformou em “mate tea”, com a embalagem já destinada para o consumidor final. A “nova cara” do produto foi desenvolvida dentro do projeto Design Export, desenvolvido pela Apex-Brasil e o Centro Brasil Design (CBD).
Oportunidade
As rodadas de negócios abrem as portas para o mercado internacional ou consolidam esta estratégia das indústrias paranaenses. Para o superintendente da Fiep, Reinaldo Tockus, as vantagens dos encontros são inúmeras. “É possível colocar no mesmo ambiente diversas empresas e compradores que têm interesse em determinado segmento. Isto faz com que a empresa tenha acesso ao mercado internacional e comece a ter um relacionamento direto com o potencial comprador. E com um investimento muito menor do que se saísse do País para mostrar seu produto”, salienta.
A participação nos encontros de negócios “pula” uma etapa na qual as indústrias que querem exportar mais sentem dificuldade: para quem vou vender lá fora? “A Fiep, juntamente com outros parceiros, como a Apex e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), vai buscar estes potenciais compradores, identificando neles a relação e a afinidade com os produtos que são ofertados aqui. Isto aumenta sensivelmente as possibilidades de vendas”, avalia Tockus. O superintendente da Fiep cita como exemplo uma rodada de negócios promovida para a indústria de mobiliário, na qual foram gerados US$ 7 milhões em negócios em apenas um dia.
A federação promove, entre o fim de outubro e o início de novembro, dois encontros de negócios internacionais. O primeiro está marcado para o dia 25 de outubro e é voltado para o setor de alimentos e bebidas. As informações podem ser consultadas aqui.
Uma rodada vai acontecer no dia 06 de novembro especificamente para o setor metalmecânico. Saiba mais aqui.
Preparação
Antes das rodadas de negócios, as empresas interessadas podem ainda fazer uma preparação, com o objetivo de aproveitar ao máximo a oportunidade do contato direto com o potencial comprador. Consultores do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiep auxiliam nesta missão das indústrias, por meio de cursos e de atendimentos especiais.
O CIN também oferece serviços de apoio às empresas que desejam partir para a internacionalização ou pretendem intensificar sua atuação nesta área. Saiba mais aqui.
Fonte: Massa News Notícias