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Quarta revolução industrial é tema do Fórum Econômico Mundial em Davos
20 de Jan, 2016
Diferente do que era esperado após o anúncio da saída da Ford do Brasil, muitas montadoras anunciaram que permanecerão investindo no País. Em março, a Renault, por exemplo, revelou um plano de investimento de R$1,1 bilhão no mercado brasileiro. Outras gigantes como GM e Volkswagens disseram que vão retomar os aportes no País que foram congelados durante a pandemia. As empresas de caminhões não ficaram de fora e continuam apostando no Brasil.
O R$1,1 bilhão prometido pela Renault será destinado à fábrica no Paraná em ações programadas até 2024. A montadora pretende fazer novos lançamentos até meados de 2022. A Toyota também irá investir R$1 bilhão no Brasil, mas desta vez na fábrica de Sorocaba (SP). A novidade foi revelada no fim de fevereiro, junto da notícia da abertura de 200 novas oportunidades de emprego. A montadora japonesa irá apostar na expansão da fabricação de SUVs. A BMW segue no mesmo ritmo e anunciou, em março, que aumentará em 10% o volume de fabricação no polo de Araquari (SC).
Já Volkswagen e GM, líderes de vendas de carros no Brasil, anunciaram que descongelarão os investimentos que foram paralisados durante a pandemia em 2020. A norte-americana tinha um plano de investimento de R$10 bilhões no país entre 2020 e 2024. No começo da pandemia, a montadora preferiu esperar para injetar o montante nas suas fábricas no país, mas no começo de 2021 anunciou que irá retomar o plano.
Já a alemã, tinha a previsão de investimento de R$ 7 bilhões entre 2017 e 2020. No começo desse ano a montadora anunciou que vai estender o prazo da utilização desse dinheiro para 2021, mas prevê o anúncio de novos investimentos a longo do ano.
Fonte: CIMM
20 de Jan, 2016