Café com o Presidente
EXPORTAR É UMA ÓTIMA ALTERNATIVA DE NEGÓCIOS PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
20 de Mar, 2017
Olá, amigos do Sindimetal.
Praticamente todos nós da indústria já percebemos que, apesar de a economia aos poucos começar a reagir, teremos um longo caminho pela frente em busca da normalidade.
E um dos motivos é a crise no abastecimento de matéria prima e componentes para a indústria. Além da falta de insumos, estamos também vendo a alta nos preços que acaba por impactar no valor do produto.
O problema, todos sabem, começou com a pandemia. As medidas de restrição para conter o avanço da doença no país interromperam, em diversos momentos, a produção de insumos importantes para a indústria, como aço, resinas de plástico, vidros etc. Quando a economia voltou a andar, também em alguns momentos, as encomendas foram maiores que os estoques que existiam.
Conforme o site Automotive Business, a Volkswagen solicitou férias coletivas para os funcionários do primeiro e do segundo turno da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), onde são produzidos os modelos Polo, Virtus, Nivus e Saveiro. Segundo o sindicato dos metalúrgicos local, a medida envolverá 3 mil funcionários e terá duração de 10 dias a partir de 27 de setembro.
Já a montadora Toyota anunciou na sexta-feira, 10, que vai deixar de produzir cerca de 330 mil veículos em outubro, o que representa um corte de quase 40% na sua produção mundial. Em vez das 880 mil unidades previstas para o mês, só deverão sair das linhas de montagem no máximo 550 mil veículos.
A crise do desabastecimento ainda vai durar. Por isso, é preciso ficar atento a algumas recomendações.
1. Não dependa de um único fornecedor. Tenha uma lista de fornecedores por produto, categoria, item. Além de crises econômicas mundiais, imprevistos acontecem. Assim, caso seu principal fornecedor falhar, você tem para onde correr.
2. Traga seus fornecedores para perto: Dialogue, trace acordos de fornecedores menos rígidos e com mais flexibilidade. Mostre para seus fornecedores outros tipos de produtos e matérias-primas substitutas para seu negócio, em caso de escassez do principal produto.
3. Expanda seu estoque: Quando possível, reavalie a possibilidade e viabilidade por perecibilidade, de aumentar seu estoque para garantir sua operação a longo prazo, pelo menos dos itens que mais precisa. Em tempos instáveis, você sairá na frente e não sentirá as mesmas dores dos seus concorrentes.
4. Tenha um planejamento de crise: Você precisa pensar em diversos cenários futuros, com contratempos e empecilhos, e ter um plano para cada um deles. Monte uma estratégia para diminuir os impactos em casos de futuros imprevistos.
Reavaliar o mercado constantemente, os processos internos podem ajudar muito a superar mais esta crise.
Marcus Vinicius Gimenes
Presidente do Sindimetal Norte PR
20 de Mar, 2017