Logística Reversa
A Logística Reversa é um instrumento fundamental na cadeia produtiva, tendo como objetivo principal reinserir os resíduos do pós-consumo em novos ciclos produtivos.
Com o intuito de atender à legislação vigente, em 2014 foi elaborado e protocolado o Plano de Implementação da Logística Reversa do Setor Metalmecânico, o qual foi aprovado pela SEMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado do Paraná.
Esse foi um passo importante para o setor metalmecânico, que participou de forma ativa para que o Paraná se tornasse pioneiro nessa iniciativa, sendo o único Estado a contar com um Plano de Logística Reversa.
O próximo desafio é dar andamento às ações previstas no Plano, que apresenta todas as diretrizes necessárias para viabilizar, na prática, a Logística Reversa.
Os Sindimetais já se reuniram para definir a formação do Comitê Gestor, cuja principal missão é promover e acompanhar a efetividade da implantação da Logística Reversa, conforme estabelecido no termo de compromisso.
Com o objetivo de resgatar informações sobre Logística Reversa, seguem abaixo alguns materiais disponíveis, bem como os principais questionamentos respondidos no guia rápido elaborado pela FIEP, em parceria com o Sindimetal.











































































